O G.A.T.O. é um grupo de operações diferenciado quer pelas características dos seus equipamentos, humanas, tácticas e estratégicas nitidamente distintas dos convencionais, se vista dentro do conceito geral de operações de segurança privada. Sendo que o seu foco é o suporte suplementar de apoio aos contratos/ou objectivos sensíveis de acordo com programas de trabalho estabelecidos, treinado especialmente para acudir ocorrências de maior gravidade, assim como apoiar outras actividades operativas de grande relevância, operativamente dentro dos marcos previstos por lei que regula as actividades de segurança privada, tais como: Escolta de Valores, Segurança Pessoal VIP, Protecção de Eventos Culturais, Sociais, Políticos e Desportivos.
Para assegurar esse compromisso, é crucial o respeito integral dos seguintes requisitos:
Conhecimento da Missão: Consiste no domínio das leis, normas, procedimentos e regulamentos específicos da actividade, cláusulas contratuais e ainda as normas peculiares de cada serviço.
Treinamento: Consiste no ensaio permanente para gerar automatismo do uso de equipamentos, métodos de actuação e outras habilidades imprescindíveis. treinamento não se faz só uma vez. Dia após dia é preciso praticar, discutir e reavaliar as técnicas usadas no trabalho.
Planeamento: Planear é estabelecer métodos e procedimentos, é definir estratégias, é antecipar-se às dificuldades. Planear é cuidar das coisas importantes antes que elas se tornem urgentes.
Regras Chaves: Prontidão; Disponibilidade; Agressividade Controlada/Uso da Força Mínima; Controlo Emocional; Espirito de Equipa; Flexibilidade; Honestidade; Iniciativa; Lealdade; Perseverança; Versatilidade.